Alçadas de Aprovação

 
Faz-se necessário que algumas pessoas sejam delegadas para efetuar a aprovação ou recusa das requisições que por ventura ficarem bloqueadas. Contudo, em alguns casos, pode não ser suficiente apenas indicar que determinado usuário tem poder para aprovar/recusar, sendo necessário estabelecer limites para o seu poder.
Para suprir esta necessidade foi desenvolvido no SIGER® um controle que convencionamos chamar de "Alçadas de Aprovação". Estas alçadas são especificadas para cada usuário aprovador cadastrado no sistema.
 

Poderes configuráveis

 
  • Empresas: Especifica em quais empresas processadas no SIGER® o mesmo terá poderes de aprovador de requisições
  • Centros de custo: Pode ser especificada uma lista de Centros de Custo cujas requisições de estoque o mesmo poderá avaliar. Não informando centro algum implica que pode avaliar requisições oriundas de qualquer centro
  • Requisitantes: Pode ser especificada uma lista de Requisitantes cujas requisições de estoque o mesmo poderá avaliar. Não informando requisitante algum implica que pode avaliar requisições oriundas de qualquer requisitante
  • Níveis: Conforme exposto no item 2 deste tópico, uma requisição pode necessitar de até 5 assinaturas para ser considerada como Aprovada. Em cada aprovador deverão ser informadas quais assinaturas o mesmo está autorizado a conceder, em cada faixa de valor de requisição, podendo inclusive ser autorizado a conceder qualquer uma das 5 assinaturas.
 
Na configuração das faixas de aprovação, a primeira informação solicitada é a assinatura autorizada.
Em seguida pode ser informado o Grupo de produtos ou o Grupo + Sub-grupo de produtos ou o Produto sobre o qual a assinatura é válida. Opcionalmente estas três informações podem ser deixadas em branco, o que significa que a assinatura é válida para aprovar/recusar requisições de qualquer produto.
Finalmente deve ser preenchido o valor limite de validade da assinatura, ou seja, a mesma será válida para requisições cujo valor total seja igual ou menor do que o valor limite informado.
 
 

Rotina operacional

 
Faz-se necessário que o(s) aprovador(es) tenham condições de visualizar as requisições pendentes para que possam analisá-las e aprová-las (ou recusá-las). Para atender a esta necessidade, foi desenvolvida no SIGER® uma ferramenta para análise das requisições pendentes. Esta ferramenta foi concebida com base na seguinte proposta de rotina operacional:
 
  • Cada aprovador terá acesso à uma janela, para a qual o SIGER® irá filtrar as requisições de estoque pendentes de aprovação
  • Somente serão exibidas aquelas requisições para as quais o aprovador tem alçada suficiente para aprovar ou recusar
  • O aprovador deverá selecionar uma requisição nesta tela e acionar a função de "Aprovação", sendo então exibida uma janela com os dados principais da requisição
  • O aprovador deverá escolher se Aprova ou Recusa a requisição. Em caso de recusa, deverá indicar um motivo, selecionando um código e/ou digitando um texto
 
Efetuados estes passos, a requisição deverá "desaparecer" da janela do aprovador. Quando todas as aprovações necessárias forem dadas à requisição, então ela estará liberada para que o almoxarifado efetue o atendimento.