Você sabe como calcular a margem de lucro do seu negócio?

Entender o lucro e as margens de lucro é fundamental para os empresários e gestores atingirem seu objetivo final: alcançar a receita necessária para obter sucesso e expandir a empresa.

O mesmo se aplica a um empreendedor que inicia um pequeno negócio ou a um alto executivo que administra um negócio nacional com milhões de reais de faturamento.

Para ter sucesso, cada um precisa ganhar dinheiro suficiente para obter o lucro e ganhar o suficiente para manter o negócio prosperando, para todos os envolvidos.

É exatamente aí que o cálculo do lucro entra em cena.

O que é lucro?

Em uma palavra, lucro é a quantidade de dinheiro que uma empresa, grande ou pequena, ganha com o dinheiro que gasta na administração dos negócios.

Frequentemente conhecido como lucro líquido, o lucro é o dinheiro que resta depois que cada um desses custos comerciais é deduzido por um período específico (conhecido como “período contábil”). Por exemplo, a maioria das empresas de capital aberto mede seus lucros trimestralmente, emitindo relatórios de ganhos que comparam seus lucros e perdas.

Os lucros são frequentemente usados ​​como uma medida para o desempenho de uma empresa. Se as margens de lucro são altas, geralmente mostra que a gerência está fazendo as ligações certas, a empresa está fabricando ou vendendo os produtos certos da maneira certa e que a visão que a empresa tem para o futuro é correta e deve ser usada como um projeto daqui para frente.

Da mesma forma, perdas financeiras baixas ou sem lucro, ou piores, geralmente significam que a empresa pode estar enfrentando problemas significativos, incluindo falhas no gerenciamento, demanda fraca ou desinteresse pelo produto ou serviço que oferece e esforços inadequados de vendas e marketing.

Não há dúvida de que o lucro é o objetivo final para qualquer empresa. Se você não está lucrando, sua empresa pode ter uma vida útil curta, portanto, obter lucro corretamente e medi-lo corretamente é fundamental.

Lucros e receitas são os mesmos?

Os lucros e as receitas são semelhantes, pois ambos medem o dinheiro que entra na empresa, mas é aí que a semelhança termina.

Vamos examinar o lucro e as receitas e ver como eles diferem – e por que essa distinção é importante:

Lucro: novamente, o lucro é a medida financeira usada para medir o desempenho de uma empresa. É o dinheiro restante depois que todas as despesas comerciais foram registradas durante um período específico.

Receita: receita é a quantidade de dinheiro que uma empresa gera no decorrer dos negócios.

Embora a receita represente toda a receita que entra em um negócio, o lucro é a figura importante em um demonstrativo financeiro – mostra o que resta depois que uma empresa produz todas as suas faturas.

É por isso que a receita não pode ser usada para comparar com precisão o desempenho financeiro.

Sim, é importante registrar receitas, pois você deseja saber a quantidade de receita que sua empresa está gerando diretamente de seus produtos ou serviços. Mas a receita não conta a história do lucro – você pode ter uma receita forte, mas sua empresa ainda pode registrar uma perda se o dinheiro que sair da sua empresa exceder o dinheiro que está entrando na empresa.

Diferentes tipos de lucro

Existem diferentes formas de lucro que todos os gestores devem conhecer e saber como medir:

Lucro Bruto: o lucro bruto é uma categoria na demonstração de resultados de uma empresa que registra a receita total menos o custo dos produtos ou serviços vendidos por uma empresa. Na linguagem contábil, o lucro bruto é o lucro de uma empresa antes de incluir despesas operacionais, pagamentos de juros e impostos.

Lucro Operacional: outra categoria chave na demonstração de resultados de uma empresa, o lucro operacional é a quantia restante em dinheiro após dedução das despesas usadas para operar uma empresa do lucro bruto da empresa. Normalmente, as despesas decorrem de três áreas de negócios, despesas gerais, administrativas e de vendas.

Lucro Líquido: o lucro líquido é a quantia restante em dinheiro depois que as despesas operacionais foram subtraídas da receita total de uma empresa. As despesas operacionais que precisam ser deduzidas incluem juros, impostos e pagamentos de ações preferenciais. Basicamente, lucro líquido significa o dinheiro que uma empresa ganha após o pagamento dos custos e despesas comerciais.

Lucro Econômico: o lucro econômico é a variação entre as receitas coletadas por uma empresa e o custo de oportunidade nos negócios. As empresas optam por diferentes estratégias de negócios o tempo todo. Nesse sentido, lucro econômico é a quantidade de dinheiro que uma empresa ganha após escolher uma estratégia de negócios em detrimento de outra  que a empresa poderia ter escolhido, mas não o fez.

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O que é margem de lucro?

Uma margem de lucro é um número que representa a lucratividade de uma empresa, expressa como porcentagem na demonstração de resultados da empresa. Quanto mais forte o percentual, mais dinheiro a empresa ganha, depois que todas as despesas são pagas.

Existem dois tipos de margens de lucro: margem bruta e margem líquida.

Como calcular a margem de lucro bruto

Os especialistas em contabilidade usam a margem de lucro como um barômetro das estratégias de preços da empresa. Se o cálculo levar a uma margem de lucro bruto fraca, os tomadores de decisão da empresa podem precisar ajustar os preços dos produtos ou serviços para cima.

A margem de lucro bruta é calculada deduzindo o custo dos produtos vendidos da receita líquida. Em seguida, divida o número restante em vendas líquidas para calcular a porcentagem ou proporção, representando a margem de lucro bruto.

Como calcular a margem de lucro líquido

A margem de lucro líquido calcula exatamente o que sugere – a lucratividade total de uma empresa, em todos os seus produtos e serviços. Como qualquer margem de lucro, é expressa em porcentagem.

Uma margem de lucro líquido robusta sugere que a empresa está no caminho certo e que está crescendo durante um período específico (geralmente trimestral) de uma maneira saudável. Uma margem de lucro líquido baixa geralmente é um indicador de problemas que podem incluir decisões de gerenciamento ruins, demanda fraca por produtos e serviços, custos altos e, finalmente, vendas fracas e receitas ruins.

A margem de lucro líquido é calculada dividindo o lucro líquido de uma empresa no total de vendas e, em seguida, multiplica o resultado por 100. O cálculo da margem líquida de uma empresa inclui todos os custos e receitas de uma empresa.

No geral, o cálculo adequado para a margem líquida é o seguinte:

Margem de lucro = lucro líquido / vendas líquidas (receita)Exemplos de cálculo de margem de lucro

Aqui está um exemplo de um cálculo da margem de lucro bruto:

Lembre-se de que a margem de lucro bruto é lucro bruto / receita total multiplicada por 100.

As receitas de uma empresa são de R$ 100.000.
O custo dos produtos ou serviços da empresa é de R$ 80.000
O lucro bruto da empresa é de R$ 20.000 (R$ 100.000 menos R$ 80.000).
A margem de lucro bruto total é de R$ 20.000 / R$ 100.000 x 100 = 20%

Com a margem de lucro líquido total, uma empresa adicionará, por exemplo, R$ 10.000 ao restante das despesas da empresa. Adicionar esse valor ao cálculo resultará em uma margem de lucro líquido de 10%.

R$ 10.000 (despesas adicionais) / R$ 100.000 x 100 = 10%

Compreender como o lucro afeta uma empresa e como é calculado é uma prioridade financeira para os tomadores de decisão da empresa. Fazer a coisa certa pode ser a diferença entre uma empresa que está no caminho do sucesso e uma empresa com um futuro financeiro sombrio – e de curto prazo.

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