Replicação de alterações da formulação base para suas combinações

Replicação de alteração na formulação básica.

O ERP SIGER® acaba de ganhar uma melhoria na área de produção: a replicação de dados entre a formulação base e suas combinações.

Para atender o maior número de situações possíveis, foi criado um novo parâmetro para indicar quais informações devem ser replicadas e, ainda, se essas informações uma vez replicadas podem sofrer manutenção nas combinações ou somente na formulação base. Os dados disponíveis para replicação são centro de custo, operação, tempos da operação, serviço externo, máquinas da operação, ferramentas consumíveis, ferramentas da produção e insumos.

O parâmetro “Permite replicar alterações da formulação” do menu 1.1-P > botão “PCP” passou a ser uma check-box. Ao marcar esse check-box, habilita o botão ao lado do campo para definir quais os dados que serão replicados. Uma vez que determinado dado foi marcado para replicação, é possível definir o bloqueio da manutenção desse dado nas combinações.

Configuração de replicação de formulação.
Clique para ampliar.

É importante ressaltar que a indicação de replicação dos centros de custo e operações nesse parâmetro, trata apenas dos dados dessas entidades e não a inclusão, exclusão, troca de ordem ou troca de código dos mesmos.

Esse tipo de replicação só é possível quando definido no produto que os roteiros das combinações devem ser bloqueados. Essa definição de bloqueio pode ser realizada na opção “Bloqueia manut. roteiros nas combinações” que está localizado no botão “Dados p.PCP” do cadastro de produtos.

Esse parâmetro pode ter seu padrão definido por grupo/subgrupo, para isso, basta definir no botão de padrão de cadastro na manutenção de grupo/subgrupo qual o padrão desse parâmetro para os novos produtos. Porém, como o nome já sugere, essa replicação automaticamente bloqueia a inclusão, exclusão, troca de ordem e troca de código de centros de custo e operações nas combinações.

Bloqueio de operações na replicação de formulação.
Clique para ampliar.

Com o SIGER® devidamente configurado, ao realizar alterações na formulação base (combinação zero), após a confirmação, será aberta uma janela com dois grids, um com todos os dados que permitem a replicação e outro com todas as combinações do produto.

Quando configurado para bloquear a manutenção de roteiros nas combinações, as combinações com roteiros (centros de custos e operações) diferentes do roteiro da formulação base ficam desmarcadas por padrão, porém, é possível marcar e substituir todo o roteiro da combinação. Mesmo com o parâmetro definido para replicar todos os dados disponíveis, para cada dado selecionado é possível marcar quais combinações devem receber a replicação.

Essa implementação chega para atender não só as necessidades dos nossos atuais clientes, mas também diferentes cenários de futuros clientes onde é necessário a adaptação de várias combinações e produtos.

Conheça todos recursos do ERP SIGER® para a Gestão Industrial.

Por:
Bruno José Ramme
Desenvolvedor