Quer iniciar uma empresa? Considere esses 6 aspectos

Aspectos relevantes ao abrir uma empresa

O alto índice de empresas que fecham antes dos primeiros 3 anos de funcionamento não é nenhum segredo. Então, como evitar que você faça parte dessa estatística ao iniciar uma empresa?

Relacionamos 6 aspectos que os empreendedores otimistas precisam considerar antes de deixarem seus empregos convencionais das 8h às 17h e se aventurarem por conta própria para iniciar um novo negócio.

1. Tenha um objetivo claro em mente

Iniciar um novo negócio é uma das coisas mais estressantes e frustrantes que você terá que fazer na vida. Você terá que trabalhar longas horas nos primeiros anos, lidar com grandes problemas financeiros em cada etapa, enfrentar muitos contratempos e ansiedade com o medo de que seu plano possa não funcionar. 

Certamente não é algo que atraia a maioria das pessoas.

Antes de se lançar nesse desafio e construir seu império empresarial, pergunte-se se é isso que você deseja fazer pelo resto de sua vida. Certifique-se de ter um plano claro mapeado em sua cabeça de como o negócio vai funcionar, onde estará nos próximos 10 ou 15 anos e como você vai administrar suas finanças.

2. Entenda seus clientes

Você decidiu sobre o produto que deseja vender, mas há alguma demanda por ele no mercado? Mais importante: você sabe como é o seu cliente ideal?

Todo negócio precisa ter um mercado-alvo claramente definido para que sua equipe de marketing saiba que tipo de conteúdo precisa produzir. Se você não entende seus clientes, seus produtos / serviços não serão muito eficazes.

Você também precisará considerar outros fatores durante este processo, como sua localização desejada, a demografia geral em sua vizinhança, níveis de renda média, etc.

3. Analise os concorrentes

No mundo competitivo de hoje, você sempre enfrentará algum nível de competição, não importa em qual nicho você decida operar.

Em vez de ver esses concorrentes como uma ameaça e evitá-los o máximo possível, é realmente benéfico analisar suas táticas de negócios. Essas empresas conseguiram ter sucesso vendendo os mesmos tipos de produtos e serviços com os quais você deseja negociar, portanto, elas devem estar fazendo algo certo.

Visite suas lojas, navegue por seus sites e veja o que eles fazem bem. Embora você não copie nenhuma ideia de seus concorrentes, esta pesquisa o ajuda a entrar na cabeça de seus clientes e entender o que eles estão exatamente procurando. 

4. Conheça os obstáculos legais

Para começar a operar na sua empresa, você terá que passar pelos processos burocráticos de regularização da mesma.

A documentação varia de estado para estado, mas as principais que não podem faltar em seu negócio são:

  • Registro na junta comercial
  • Inscrição junto a prefeitura municipal para a obtenção de alvará
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal
  • Registro na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) estadual
  • Registro no conselho regional de administração
  • Obtenção de alvará de funcionamento junto ao corpo de bombeiros
  • Observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)

5. Crie uma estrutura de preços razoável

Um dos maiores erros que os proprietários de empresas iniciantes cometem é não cobrar o suficiente por seus produtos. Em suas mentes, os preços baixos lhes dão uma vantagem sobre os concorrentes, mas essa prática causa mais danos do que benefícios no longo prazo.

Sim, os preços mais baixos certamente o ajudarão a atrair um grande número de clientes, mas você enfrentará muitos problemas quando seus custos começarem a subir e não ser possível cobrar mais, pois desenvolveu uma reputação de ser barato.

Em vez disso, pesquise o mercado profundamente e defina o preço de seus produtos com base apenas na qualidade. Será mais difícil atrair novos clientes durante os primeiros meses, mas você se beneficiará no longo prazo.

6. Tenha uma estratégia de marketing

No final do dia, não importa se seus produtos têm qualidade excepcional e um preço justo, se os clientes não conhecem o seu negócio.

Você precisará criar uma estratégia de marketing concreta que detalha claramente como você planeja atrair clientes para suas lojas on-line e/ou físicas.

Busque investir em uma estratégia de marketing sólida muito antes de gastar em outras coisas. O que a maioria dos novos empreendedores não percebe é que não é a qualidade do produto que gera vendas, mas o quão bem ele é comunicado.

Quando começar operar a sua empresa, você terá a necessidade de controlar todos os processos e áreas de forma eficiente e integrada. Nesse momento, contar com um Sistema de Gestão ERP será fundamental. Clique aqui e conheça os módulos do ERP SIGER®.

Fonte: wholesale.rdxsports.com