Personalize as capas das manutenções do Pedidos e Notas

Com o objetivo de disponibilizar mais um recurso que permite aos usuários personalizar o SIGER®, bem como melhorar usabilidade do ERP, o recurso de Pedidos e Notas ganhou melhorias na configuração de capa.

Agora, o usuário poderá configurar a exibição dos principais campos da janela, além de definir as teclas de atalho para as principais funcionalidades.

A partir do botão do canto superior direito, possibilita as seguintes configurações da janela principal da manutenção:

  • Campos do pedido antes dos itens
  • Campos e botões do item
  • Campos do pedido após os itens
  • Atalhos dos botões de dados do pedido
Configuração de campos e botões do item.
A configuração de campos do pedido (antes e depois) acessa essa janela.
Configuração de atalhos dos botões de dados do pedido (disponibilizados os Alt+F?).

janela principal também é redimensionada na altura, conforme a resolução, e na largura de acordo com os campos configurados para o item e a resolução disponível. Também foi implementado um controle para a largura, o qual garante que os campos não sejam distanciados um do outro sem necessidade, para não prejudicar a rápida conferência de dados em bases cujos campos do item cabem em uma janela bem mais estreita do que a resolução permite e para permitir criar mais de 2 campos do pedido por linha (até 5), quando a largura da janela permitir, liberando mais linhas para o detalhamento dos itens. Seguem alguns exemplos:

Resolução 1024×768 e poucos campos de itens. Se aumentar a resolução, independente de qual for, somente a altura da janela e o número de itens visíveis que vai ser adequado, pois os campos configurados para os itens não exigem uma largura maior.
Configurados mais dois campos de itens e alterada a resolução para 1280×720. A janela teve adequada a largura em função dos campos configurados para o item e um item a menos em função da redução de altura na resolução. Permanece com 2 campos do pedido por linha pois a resolução não permite 3.
Alterando somente a resolução para 1920×1080, permite que use 3 campos do pedido por linha antes e após os itens, uma vez que a resolução comporta e os itens superaram a largura de 2 campos do pedido.

Alguns pontos importantes sobre as configurações:

  • Somente o supervisor pode configurar;
  • Campos essenciais (chave, cliente, CFOPs do pedido, produto, etc.) não permitem configuração, sendo sempre criados;
  • A seleção é salva por empresa e permite selecionar as empresas para replicar na confirmação;
  • Na versão 20.10, é executado um ajuste que grava automaticamente no novo formato o antigo layout de itens do Menu 1.1-P;
  • É possível recarregar configurações padrões;
  • Não é possível configurar os campos não parametrizados na empresa/sistema (quando possui parâmetro relacionado);
  • Os campos são criados aproveitando da melhor forma possível o espaço disponível na área de campos configuráveis da tela, liberando para outros campos o espaço dos não exibidos em razão de parametrização de empresa/sistema ou da própria nova configuração de campos;
  • Os botões do item recebem foco na navegação somente quando a janela permite ser aceita, agilizando a inclusão/alteração. Exemplo: o botão de ICMS tem seu foco pulado em item de serviço, mas fica habilitado para, ao clicar com mouse, exibir mensagem explicativa com o motivo de não permitir acessar.

Todas essas mudanças serão implementadas de forma automática na troca de versão do ERP SIGER®, conforme as funcionalidades utilizadas vão sendo contempladas, não é necessário nenhuma ação do usuário ou solicitação junto à Rech.