Soft Skills: saiba o que são e as 10 principais

Você sabe o que são soft skills?

As soft skills são as habilidades mais intangíveis e não técnicas que são buscadas nos profissionais. Por exemplo:

  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Solução de problemas
  • Liderança
  • Responsabilidade

As competências básicas são por vezes designadas por competências transferíveis ou competências profissionais.

Como este termo implica, são habilidades menos especializadas, menos enraizadas em vocações específicas e mais alinhadas com a disposição geral e a personalidade de cada pessoa.

As soft skills estão relacionadas às suas atitudes e intuições. Como as soft skills têm menos haver com suas qualificações e mais voltadas para a personalidade, é importante considerar quais são suas habilidades pessoais e como você pode mostrar evidências delas.

Por que as soft skills são importantes?

Soft Skills saiba o que são.

As habilidades pessoais são um grande diferencial entre profissionais. Os critérios de reconhecimento e evolução na carreira não se limitam à capacidade técnica e ao conhecimento especializado.

Cada atividade requer alguma interação com os outros, sejam eles colegas ou clientes, portanto, habilidades sociais serão importantes para a maioria das empresas.

Aqui estão alguns exemplos da diferença das habilidades sociais:

Um médico deve ter um amplo repertório de habilidades complexas, especialmente a capacidade de diagnosticar e prescrever tratamentos para uma série de doenças. Mas um médico que não possui as habilidades básicas de inteligência emocional, confiabilidade e acessibilidade, provavelmente, não será muito bem visto por seus pacientes.

Um vendedor, que pode ter um conhecimento incomparável e exaustivo de seu mercado, terá dificuldade para fechar um negócio e reter seus clientes se eles não tiverem as habilidades de relacionamento interpessoal e negociação.

Um profissional de atendimento ao cliente com incríveis habilidades organizacionais só terá bom desempenho se também for capaz de interagir profissionalmente com os clientes e tiver empatia e capacidade de escuta.

As habilidades pessoais não são importantes apenas quando enfrentamos diferentes relacionamentos com clientes. Elas são igualmente importantes quando se trata de interagir com colegas.

As empresas valorizam as habilidades sociais porque permitem que as pessoas evoluam e prosperem em equipes e organizações como um todo.

Um ambiente de trabalho produtivo e saudável depende de habilidades sociais. Afinal, o ambiente de trabalho é um espaço interpessoal onde as relações devem ser construídas e fomentadas, as perspectivas devem ser trocadas e, ocasionalmente, os conflitos devem ser resolvidos.

Quais são as 10 principais soft skills?

Conheça as 10 principais soft skills

Esta seção é um guia extenso, mas não exaustivo, de algumas das principais habilidades sociais.

1. Comunicação

A comunicação é uma das habilidades sociais mais importantes.

Comunicadores hábeis podem ajustar seu tom e estilo de acordo com seu público, compreender e agir de forma eficiente de acordo com as instruções e explicar questões complexas para colegas e clientes.

Uma habilidade de comunicação chave, muitas vezes esquecida, é ouvir.

Esteja você lidando com uma reclamação de um cliente ou trabalhando com seus colegas, uma boa capacidade de escuta o ajudará a aprender e responder corretamente às circunstâncias apresentadas.

Tão importantes são suas habilidades verbais e não verbais .

Habilidades verbais são essenciais para promover relacionamentos que sejam colaborativos e respeitosos e, em última análise, produtivos. Isso também se aplica à sua comunicação por escrito.

Muita comunicação empresarial é feita por e-mail, por isso é importante conhecer a boa etiqueta do e- mail e dar instruções de forma clara e concisa.

2. Auto-motivação

Ter uma atitude positiva e a iniciativa de trabalhar bem sem supervisão 24 horas por dia é uma habilidade vital para qualquer profissional.

Isso não apenas demonstra confiabilidade e comprometimento, mas também mostra que você pode se encaixar com eficiência em uma estrutura organizacional sem a necessidade de supervisão constante.

Para demonstrar sua motivação, pense sobre estas habilidades-chave:

  • Positividade
  • Ambição
  • Comprometimento
  • Iniciativa

3. Liderança

Liderança é uma habilidade que você pode mostrar, mesmo que não esteja gerenciando outras pessoas diretamente.

Aqueles com fortes habilidades de liderança terão a capacidade de inspirar outros e liderar equipes para o sucesso. É por isso que é uma habilidade particularmente procurada.

Pessoas com boas habilidades de liderança terão uma variedade de habilidades úteis no local de trabalho, incluindo:

  • Uma atitude e perspectiva positivas
  • A capacidade de tomar decisões rápidas e eficazes
  • Habilidades exemplares de resolução de problemas ou gerenciamento de conflitos
  • A capacidade de se comunicar com eficácia
  • Uma aptidão para se auto motivar e motivar os outros

Mesmo se você estiver atuando em uma função de nível básico, não tenha medo de demonstrar seu potencial, mostrando como você influencia positivamente outras pessoas para levar um projeto ao sucesso.

4. Responsabilidade

Responsabilidade é uma habilidade raramente falada, mas altamente valorizada.

Colegas que deixam de assumir a responsabilidade por seu trabalho serão menos produtivos e menos bem-sucedidos no geral.

Para demonstrar um alto nível de responsabilidade, certifique-se de dominar estas habilidades:

  • Confiabilidade
  • Disciplina
  • Motivação
  • Consciência
  • Prestação de contas

Assumir a responsabilidade significa assumir a propriedade não apenas de seus objetivos, mas também dos objetivos mais amplos da empresa. Isso significará tomar a iniciativa de fazer melhorias, aceitando a responsabilidade por quaisquer falhas e realmente se preocupando em trabalhar o seu caminho para o sucesso.

5. Trabalho em equipe

Assim como a liderança, o bom trabalho em equipe envolve uma combinação de outras habilidades pessoais.

Trabalhar em equipe com um objetivo comum requer intuição e perspicácia interpessoal para saber quando ser um líder e quando ser um ouvinte.

Bons jogadores de equipe são perceptivos e receptivos às necessidades e responsabilidades dos outros.

6. Resolução de problemas

Solucionar problemas é uma das principais soft skills

A resolução de problemas não requer apenas habilidades analíticas, criativas e críticas, mas uma mentalidade particular; aqueles que podem abordar um problema com a cabeça fria e nivelada muitas vezes chegarão a uma solução com mais eficiência do que aqueles que não podem.

Esta é uma habilidade que muitas vezes também pode contar com um forte trabalho em equipe. Os problemas nem sempre precisam ser resolvidos sozinho.

A capacidade de saber quem pode ajudá-lo a chegar a uma solução e como eles podem fazer isso pode ser uma grande vantagem.

7. Determinação

A capacidade de decisão é caracterizada pela capacidade de tomar decisões rápidas e eficazes. Não significa imprudência ou impulsividade.

A determinação combina várias habilidades diferentes:

  • A capacidade de colocar as coisas em perspectiva
  • Pesar as opções
  • Avalie todas as informações relevantes
  • Antecipe quaisquer consequências, boas e más

Um funcionário decidido tomará medidas eficazes e ponderadas rapidamente, especialmente quando estiver sob pressão.

Eles assumem a responsabilidade pelas consequências de suas decisões e podem se adaptar quando erros são cometidos. Isso garante que as oportunidades não sejam perdidas por uma longa análise ou debate.

8. Capacidade de trabalhar sob pressão e gerenciamento de tempo

Muitos trabalhos vêm com prazos exigentes e, às vezes, riscos elevados. As empresas valorizam os colaboradores que mostram uma atitude decisiva, uma capacidade inabalável de pensar com clareza e uma capacidade de compartimentar e deixar de lado o estresse.

A gestão do tempo está intimamente relacionada com a capacidade de trabalhar sob pressão, bem como com prazos apertados.

Os funcionários que administram bem o seu tempo podem priorizar as tarefas de forma eficiente e organizar a sua agenda, ao mesmo tempo que adotam uma atitude que lhes permite assumir novas tarefas e prazos.

9. Flexibilidade

A flexibilidade é uma soft skill importante, uma vez que demonstra uma habilidade e disposição para abraçar novas tarefas e novos desafios com calma e sem confusão.

Funcionários flexíveis estão dispostos a ajudar onde necessário, assumir responsabilidades extras e podem se adaptar rapidamente quando os planos mudam.

10. Negociação e resolução de conflitos

Esta é outra daquelas habilidades sociais que as empresas procuram nos líderes em potencial.

Ser um negociador hábil é saber ser persuasivo e exercer influência, ao mesmo tempo em que busca com sensibilidade uma solução que beneficie todas as partes.

Da mesma forma, a resolução de conflitos depende de fortes habilidades interpessoais e da capacidade de estabelecer um relacionamento com colegas e clientes.

Posso aprender e desenvolver as Soft Skills?

Saiba como desenvolver habilidades.

Mesmo que as habilidades sociais não sejam tão facilmente aprendidas quanto a habilidade técnica ou a aprovação em um exame, elas certamente podem ser desenvolvidas e aprimoradas com o tempo.

Melhorar suas habilidades pessoais pode ser complicado, pois requer muita introspecção, o que pode ser difícil ou desconfortável se você não tiver feito isso antes.

Se você deseja melhorar suas habilidades pessoais ou precisa desenvolver algumas para trabalhar em uma determinada função, aqui estão algumas dicas para ajudar:

Pratique a autorreflexão. Para melhorar, primeiro você deve ser honesto sobre onde estão suas deficiências. Isso nem sempre é fácil. Se você estiver tendo dificuldades, peça a um amigo ou membro da família que o ajude a identificar seus verdadeiros pontos fortes e fracos.

Procure treinamento online. Depois de identificar as áreas que você precisa melhorar, procure alguns cursos online que o ajudarão a aprender habilidades que seriam úteis no local de trabalho.

Observe os outros. Procure outras pessoas que exemplifiquem as habilidades pessoais que você deseja melhorar. Se você tiver um relacionamento com eles, peça conselhos ou orientação.

Pratique. Todas as soft skills irão melhorar com a prática. Depois de obter treinamento ou coaching, pratique o uso de suas novas habilidades com amigos ou familiares. Isso lhe dará a confiança necessária para levar essas habilidades para o local de trabalho.