Melhorias no envio de E-mail via SMTP

O envio de E-mails via SMTP é a tecnologia mais confiável para envio de e-mails através de sistemas, pois não dependendo de aplicativos de terceiros e é ideal para utilizar em aplicações na nuvem. Para melhorar cada vez mais a utilização dos envios de e-mail pelo SIGER® e trazer novas funcionalidades, a rotina passa a oferecer novos recursos.

Para aqueles que não conhecem, a janela do envio de E-mail via SMPT é a seguinte:

Quais são as novidades?

A primeira melhoria é permitir CTRL + V no grid de anexos. Isso mesmo, você pode copiar um arquivo da sua área de trabalho, ou do explorador de arquivos do sistema operacional e colar nos anexos. Facilitando muito a vida dos usuários. Basta estar com o cursor na janela no grid e usar a combinação de teclas CTRL + V.

E não para por ai. Se tirar um print da tela e colar nos anexos, a rotina cria um arquivo temporário com a imagem e adiciona o arquivo aos anexos. E caso tenha um texto na área de transferência, será criado um arquivo .txt temporário com o conteúdo e anexado ao e-mail.

Esse recurso no grid de anexos do E-mail pode ser usado de maneira “combo” com outras duas ferramentas.

A primeira é o Lightshot, já utilizamos a ferramenta a algum tempo na Rech e tem se mostrado muito útil para captura de tela, permitindo escrever sobre a imagem adicionando mais riqueza nas informações de um print.

A ferramenta é gratuita e está disponível para download em: https://app.prntscr.com/pt-br/

O segundo é o histórico da área de transferência do Windows 10. permitindo que o usuário copie vários textos e imagens para a área de transferência e posteriormente acessar o histórico do que foi copiado para colar no grid de anexos.

O recurso está disponível apenas para Windows 10 e para ativar basta utilizar a tecla do logotipo do Windows + V e selecionar Ligar. Após ter ativado o recurso, quando quiser acessar o histórico, utilize a mesma sequência de teclas e selecione com o mouse ou as setas qual o conteúdo para colar.
Maiores informações em: https://support.microsoft.com/pt-br/help/4464215/windows-10-get-help-with-clipboard

Acha que acabou por aí? Ainda tem mais!

Algumas rotinas enviam HTML no corpo do e-mail. Como o pedido interno, por exemplo. Essas rotinas receberam também mais um upgrade, permitindo que o usuário adicione informações extras antes e depois do HTML que será enviado.

Quando o e-mail tem um HTML para ser adicionado ao corpo, passa a ser criado na janela um botão para visualizar o HTML e outro para adicionar comentários.

O primeiro botão, da acesso ao HTML que está sendo enviado, para que o usuário possa conferir as informações. O segundo, abrirá uma janela onde pode ser informado comentários no início e no final do HTML.

Também é possível adicionar os comentários como HTML, personalizando o texto com cores, alterando o alinhamento e a fonte. O texto será adicionado da forma como foi personalizado, antes e/ou depois do corpo do e-mail.

Os recursos estão disponíveis nas versões 19.20i e 20.10c do ERP SIGER®.

Por:
Lucas Vanduir Spaniol
Desenvolvedor