Melhorias na janela de Open/Save Dialog do SIGER Thin Client

Novidades na janela de Open/Save do Thin Client

A janela de Open/Save Dialog do SIGER® Thin Client recebeu novos recursos que melhoram significativamente a experiência do usuário na hora de abrir ou salvar arquivos. Entre as novas melhorias podemos destacar:

  • Diretório raiz padrão modificado para um subdiretório temporário dentro do diretório corrente do SIGER®.
  • Solicitar a senha do supervisor para acessar a manutenção de diretórios raiz.
  • Permitir definir apelidos para os diretórios favoritos.

O primeiro ponto é a mudança de diretório raiz padrão. Até então o padrão era o diretório corrente do processo. Agora o SIGER® passou a criar um subdiretório temporário denominado “temp”, dentro do caminho corrente, normalmente o USR.

Como o diretório corrente possui arquivos cruciais para a execução do sistema, é perigoso fazer uma “limpeza” nesses arquivos. Quando os usuários salvam documentos gerados pelo SIGER® no local pode ficar com muitos arquivos perdidos e ser difícil separar o que é necessário para executar o sistema e o que é arquivo antigo perdido na pasta.

Para evitar esse problema a janela de Open/Save Dialog passa a abrir tendo como diretório raiz padrão a pasta “temp”, subdiretório do caminho corrente do processo. Assim, o usuário, sempre que quiser fazer uma limpeza nos arquivos, pode eliminar toda a pasta temporária sem medo de prejudicar a execução do sistema.

A mudança vale apenas para clientes que ainda não configuraram diretórios raiz para a execução do SIGER®. Para quem já tem configurado vai valer a configuração realizada. Porém o temporário é criado da mesma maneira sendo possível modificar/adicionar o caminho nos diretórios raiz se assim for desejado.

Outro ponto é permitir que qualquer usuário possa configurar os diretórios raiz desde que seja informada a senha do usuário supervisor. Antes apenas o usuário supervisor poderia realizar essa configuração.

Quando um usuário sem privilégio de supervisor tentar acessar a manutenção de diretórios raiz na janela de Open/Save Dialog do Thin Client será solicitada a senha de supervisor para liberar acesso à configuração. Dessa forma o usuário não fica impedido de salvar os arquivos no local desejado desde que o usuário supervisor permita o ajuste.


Também foi criada uma validação obrigando a existência de pelo menos um diretório raiz acessível pelo servidor. Como o uso de diretórios na estação pelo protocolo “TC:\\” na via do arquivo não está disponível em todas as funcionalidades do SIGER®, é crucial que exista pelo menos um caminho disponível na rede para que os usuários possam salvar seus arquivos quando a funcionalidade não permitir salvar na estação. Pra isso é obrigatório que o primeiro registro de diretório raiz seja visível para o servidor, ou seja, não pode possuir o protocolo “TC:\\”.


Por padrão, a janela é aberta no último local onde um arquivo foi salvo. Porém se o diretório fosse eliminado por fora do SIGER® o usuário teria que navegar até outro local existente para salvar seus arquivos gerando vários cliques a mais. Pensando nisso o sistema passa a validar a existência do local quando abrir a janela, se não existir o campo de subpasta é inicializado e o caminho passa a ser a raiz definida na combo de caminho.


Para finalizar, o recurso de diretórios favoritos, recebeu um upgrade. Agora é possível definir um apelido para o favorito.

Ao adicionar o diretório aos favoritos é solicitado o apelido e o ícone que melhor representa o local adicionado. Fica muito mais claro para o usuário acessar o caminho pelo apelido, melhorando bastante a experiência com a janela.

Informações sobre a geração dos recursos:

  • Diretório temporário da via corrente como raiz padrão da janela de Open/Save Dialog do SIGER® gerado até 20.20e
  • Recurso que solicita senha do usuário supervisor para manutenção de diretórios raiz gerado até 20.10i
  • Obrigatoriedade de um diretório visível na estação gerada até 20.20b
  • Validar existência do caminho ao abrir janela de Open/Save Dialog gerado até 20.10i
  • Apelido para diretórios favoritos gerado até 20.20c