Manutenção Industrial: saiba o que é e como implantar

Tudo sobre Manutenção Industrial

Manutenção Industrial: Tenho certeza de que você já ouviu esse termo antes. Mas por que é tão importante para sua empresa e quais são seus conceitos? Neste post, vamos guiá-lo pela importância da Manutenção Industrial e explicar o que sua empresa precisa saber para aplicar.

Vamos começar com o núcleo da Manutenção Industrial: que é garantir a funcionalidade adequada de máquinas e equipamentos por meio de um conjunto de procedimentos documentados para ajudar a continuar sua função no processo de produção.

Além do desempenho confiável de instrumentos e máquinas, os processos de manutenção industrial são responsáveis ​​por garantir sua segurança e a segurança de tudo ao seu redor – pessoas, ativos e meio ambiente.

Ao realizar substituições e reparos regulares de equipamentos e monitorar as peças que compõem o espaço de manutenção de uma empresa, as empresas são capazes de maximizar seu potencial produtivo.

A manutenção industrial é uma parte importante da estratégia de gerenciamento de ativos, que visa manter altos níveis de eficiência em toda a linha produtiva.

Alguns conceitos importantes sobre manutenção industrial

O planejamento da manutenção industrial com antecedência é importante para manter a qualidade do equipamento e do produto final.

Hoje em dia, existem vários softwares que ajudam a planejar e a executar tarefas relacionadas com rapidez e eficiência – alocando as pessoas, recursos e equipamentos adequados, correspondendo aos níveis de urgência e disponibilidade. Dentro do Módulo de Gestão de Serviços o ERP SGER® possui esse e outros recursos fundamentais para o controle.

O processo de manutenção deve estar de acordo com as melhores práticas de sua empresa, que tratam exclusivamente da confiabilidade e manutenibilidade de uma indústria e dos processos que são importantes para manter os padrões de qualidade.

Existem vários tipos de manutenção industrial, três dos quais vamos apresentar abaixo, mas existem outros que foram desenvolvidos com a rotina diária de uma planta de produção em mente:

A Manutenção Corretiva é realizada após uma quebra, falha ou colisão e tem como objetivo corrigir um item ou peça do equipamento a fim de garantir o cumprimento satisfatório de suas funções. Esse tipo de manutenção pode ser dividido em dois subtipos – o planejado e o não planejado – e suas diferenças se manifestam na forma como a falha é detectada durante a produção.

A Manutenção Preventiva visa prevenir a ocorrência de grandes falhas por meio de um plano de manutenção periódico bem definido.

A Manutenção Preditiva é feita por meio do monitoramento constante do equipamento e coleta de dados – e usando esses dados para prever e prevenir a falha do equipamento.

A Manutenção Detectiva depende dos sistemas de proteção e é realizada quando as falhas do equipamento são detectadas e resolvidas.

Por fim, temos a Manutenção Prescritiva, que consiste em recomendações para evitar a ocorrência de falhas.

Conceitos da Manutenção Industrial

Como ter sucesso na manutenção industrial

A manutenção industrial possui alguns termos definidos que são importantes para sua operação e sucesso operacional. Suas prioridades podem ser divididas em três tipos:

Emergência, quando defeitos ou falhas representam alto risco para a operação.

Crítico, quando a manutenção não é uma emergência, mas deve ser programada para ser executada em alguns dias.

Normal, quando a manutenção pode ser planejada e programada normalmente.

A manutenção começa com a abertura de uma Ordem de Manutenção – documento que define o trabalho a ser executado e as instruções para fazer a manutenção corretamente. 

Existem também Ordens Corretivas, que são utilizadas para atendimento de emergência e execução imediata. O pedido planejado normalmente não é urgente e geralmente faz parte de um plano de manutenção preventiva.

A Ordem de Rota é utilizada quando existem planos de manutenção, e a Ordem de Parada Geral é dada quando os procedimentos necessários exigem uma parada completa do equipamento, seguindo o mesmo processo de uma ordem planejada.

As notas de manutenção são outro item importante. Eles ajudam a garantir a continuidade dos processos e registram os eventos e indicadores importantes para o negócio.

 Job Request é o pedido de serviço de manutenção, sem estado de emergência.

A  Transação  registra o histórico e os serviços operacionais realizados por meio da  Nota de Transação.

Ao criar uma ordem corretiva, uma  Nota de Ocorrência  deve ser criada para documentar o serviço de emergência realizado.

A Nota de Inspeção é utilizada para coletar dados e manter a execução das rotas, e também para registrar o impacto positivo para a manutenção industrial. 

Dentro do ERP SIGER®, no módulo de Gestão de Serviços, está disponível recursos e funcionalidades que auxiliam a empresa na manutenção industrial de suas máquinas e equipamentos.

Erros na manutenção industrial podem ser prejudiciais para todo o ambiente de produção e podem causar mais do que apenas falhas e quebras em máquinas e equipamentos.

A segurança é um pilar fundamental para a qualidade da planta industrial, bem como do produto final a ser produzido.

O impacto de uma falha de equipamento pode comprometer a segurança de todos os trabalhadores de uma obra e pode até se estender ao meio ambiente em alguns casos. Não corra riscos e esteja preparado. 

Fonte: sigga.com