Manutenção de registros de importação/exportação através de planilha XLS

Exportação através de planilha XLS

Foram disponibilizadas melhorias nos registros de importação e exportação dos Livros Fiscais. A partir da versão 19.10g, passa a ser possível a manutenção direta dos registros além da importação a partir de planilha XLS, XLSX ou CSV. Este recurso será útil para cadastrar informações enviadas em declarações como a PER/DCOMP ou então para implantação de clientes que quiserem resgatar estes dados de outro sistema.

Na primeira parte desta implementação, foram disponibilizados os novos menus LFI 2.G-I – Registro Importação e LFI 2.G-E – Registro Exportação para manutenção destes registros utilizados nos livros fiscais. Até então, somente era possível acessar esta manutenção através do browser durante o lançamento dos movimentos dos livros no LFI 2.1. A partir de agora o usuário poderá dar manutenção diretamente nos registros sem depender do acesso ao movimento dos livros, além de que poderão ser feitas mais melhorias futuramente como disponibilizar a manutenção e exclusão consolidadas ou relatórios neste menu.

A alteração principal foi a criação do menu LFI 2.G-X – Importa Planilha XLS, que importa ou atualiza registros através de planilha ou arquivo CSV. Este formato já existe para várias outras entidades do ERP SIGER® e esta nova importação seguiu os mesmos padrões. É possível portanto:

  • Configurar e salvar layout de importação somente com as colunas desejadas;
  • Gerar um modelo de exemplo de planilha;
  • Indicar modo de inclusão (aceita somente registros novos) ou alteração (inclui novos e atualiza existentes).

Além da manutenção de registros, a importação permite já fazer a vinculação com os movimentos dos livros. Para isso, basta informar as colunas de identificação do movimento a ser vinculado, como por exemplo o número da nota, série e data de movimento ou simplesmente a chave de acesso. Por fim, o campo Identificação do item permite opcionalmente associar os registros importados com itens específicos do movimento. Quando não define item, a mesma declaração de importação/exportação será associada a todos os itens da nota fiscal.

Por:
Matheus Adams Camargo
Desenvolvedor