ERP SIGER muito mais rápido!

Tornar o ERP SIGER® uma ferramenta cada vez mais rápida e ágil é um dos nossos principais objetivos. Para isso, investimos constantemente no desenvolvimento de novas tecnologias e melhorias que otimizam o desempenho do SIGER®.

Possuímos uma equipe focada e empenhada nesse objetivo, composto por profissionais com diferentes focos de atuação, analistas, desenvolvedores e DBAs, que traz melhorias a cada nova versão do ERP SIGER®.

A exemplo do Thin Client, que deixou o ERP SIGER® 2 vezes mais rápido, concluímos o projeto que buscava reduzir o uso de memória nas rotinas de acesso ao Banco de Dados, confira:

Todas as rotinas da camada de acesso à base de dados foram reescritas. Estas novas rotinas foram escritas utilizando recursos avançados do isCOBOL e da plataforma Java. Estas foram as chaves para obtermos os bons resultados que serão apresentados a seguir.

Confira como ficou o desempenho de algumas rotinas do ERP SIGER® que fazem acesso massivo à base de dados. O gráfico abaixo mostra um comparativo de tempo entre as versões 19.10 e 19.20.

Podemos observar nas comparações que houve redução no tempo em todas as rotinas da 19.20. Os relatórios de Clientes e Ordens de Produção apresentaram redução de 10%, enquanto a Listagem Detalhada de Clientes (FAT 1.5-L) e a Estatística de Produtos (FAT 5.2-L) ficaram 26% mais rápidas. Já a gravação dos Acumulados de Estoque, na rotina de Encerramento de Estoque (EST 4.4-E) apresentou queda de 3%. É importante observar que estamos comparando versões diferentes do SIGER®, inclusive com versões diferentes do isCOBOL, e parte desses resultados se deve também à outras melhorias que foram implementadas.

Confira como ficou o consumo de memória dessas novas rotinas. A grande diferença da nova rotina construída para a 19.20 é que boa parte dessa memória agora será compartilhada entre todas as aberturas, sem tanta duplicação quanto havia antes. A imagem abaixo ilustra essa diferença, utilizando como exemplo um conjunto de tabelas necessárias para Emissão de Notas.

Podemos observar que, mesmo com apenas 1 abertura de cada tabela, a nova rotina já aloca menos memória que a anterior. Porém, à medida que a quantidade de aberturas dessas mesmas tabelas aumenta, podemos ver que a memória alocada na 19.10 dispara enquanto na 19.20 se mantém estável.

Agora confira esse efeito em um caso real, sendo que a rotina escolhida foi a Emissão de Notas do Faturamento. Os testes foram feitos na versão 19.20, utilizando a rotina antiga e a nova. Os dados foram coletados no final da emissão, após integrações, impressões, etc, etc.

No ponto onde os dados foram coletados haviam 235 aberturas de 99 tabelas diferentes. Só a tabela de Clientes/Fornecedores tinha 27 instâncias consumindo 3,2 MB de memória, Vínculos de Pedidos e Notas com 16 instâncias somando 1,3 MB e algumas várias outras tabelas com 5 a 8 aberturas. A imagem abaixo mostra a memória total deste exemplo.

O primeiro comparativo mostra a grande diferença de consumo de memória, com uma redução de 84% na comparação da rotina antiga com a nova. O segundo comparativo mostra que o impacto desta redução na memória total alocada durante a Emissão de Notas foi de 8%, que é a redução que pode ser percebida no dia-a-dia da execução do SIGER®.

Também podemos observar ganho de desempenho em algumas rotinas analisadas. Estes ganhos poderão ser percebidos em todo o SIGER®, pois praticamente todas rotinas do sistema que precisam ler ou gravar dados na base de dados. Esta redução ocorrerá em níveis diferentes em cada rotina, pois varia de acordo com a quantidade de tabelas e de programas envolvidos.

Além desse projeto, tivemos uma significativa melhora no uso de memória das rotinas de negócios. Através do recurso Occurs Dynamic disponibilizado no isCOBOL foi possível otimizar a memória nas funcionalidades que utilizam o conjunto de dados relacionados às tabelas de Pedidos e de Notas, gerando melhores resultados no módulo Vendas e Faturamento e ganhos correlatos nos demais módulos da área de Negócios.

Esses avanços são possíveis através da constante evolução e atualização da ferramenta de desenvolvimento isCOBOL, desenvolvida pela nossa parceira Veryant que implementa novos recursos e tecnologias.

Todas as melhorias desenvolvidas para otimizar o desempenho do SIGER® nas diferentes rotinas e módulos buscam elevar a produtividade das empresas que utilizam o ERP.