O time Faturamento está auxiliando no desenvolvimento das novas rotinas de emissão de NFC-e através do módulo de Vendas e faturamento pelo ERP SIGER®, e, junto a esta tarefa, abordamos diversas melhorias nas regras de aceitação das telas da emissão de notas.
O principal objetivo dessas alterações é aprimorar a experiência do usuário, tornando a aceitação dos dados para a emissão de notas no SIGER® mais intuitiva, ágil e eficiente. Muitas vezes, a aceitação dos campos podem vir a gerar uma perda de produtividade, ocasionada pelo tempo gasto verificando os dados informados.
A partir da 25.10, a janela de dados de emissão atenderá parâmetros configurados na manutenção da empresa (Módulo de Vendas e faturamento > Menu 1.2-A > Nota fiscal > Aceitação p/seleção). Esses dados definirão o modo de aceitação dos campos em tela, tornando possível alinhar as exigências da rotina com a necessidade do usuário, como demonstra a seguinte imagem:

A configuração dessa janela resulta na alteração dos campos exibidos na janela de dados da emissão da nota. Se formos configurar como o exemplo acima, a tela do menu 2.3-N ficaria dessa maneira:

Vale ressaltar que a tela está configurada com o padrão de emissão por botões, mas pode ser facilmente configurada para que seja aceito o campo das séries. Ex.:

Assim como a janela pode ser configurada para ter todos os campos configurados, também é possível configurar para que haja poucos ou até mesmo nenhum campo. Segue o exemplo:

Modo de aceitação da janela – Aceitação da série ou emissão por botões
A novidade que trazemos com essa alteração é a possibilidade da empresa decidir entre emissão de notas fiscais selecionando a série, OU emitindo através de atalhos/clique em botões!

Esse novo recurso promete trazer mais praticidade e controle no momento de emitir a nota, possuindo novos comportamentos além do que já tinha sido visto anteriormente no SIGER®.
Obs.: Para clientes novos, o padrão de aceitação da janela de emissão das notas será, inicialmente, configurado com a opção “2-Emissão por botões”.
Novos recursos
Para tornar a emissão de notas mais prática, optamos por criar novos comportamentos para a rotina que possui um foco maior na agilidade. Sendo essas algumas das novas funcionalidades:
- Quando a aceitação da janela estiver configurada com a opção “2-Emissão por botões”, terá como foco inicial o primeiro botão;
- Se houver uma série ativa e não aceita nenhum dos campos dos dados para emissão da nota, é realizada a emissão sem aceitar a janela;
- Se a emissão prévia está configurada para não ser aceita, porém continuando a emitir prévia (Opção “3-Não aceita, emitindo prévia”), é criada um aviso na tela informando que a prévia será emitida;
- A configuração de emissão prévia não se aplica à NFC-e, resultando na emissão direta da nota. Portanto, se o parâmetro “Realiza emissão prévia” estiver definido como “2-Aceita, não emitindo prévia” e o usuário tentar emitir uma prévia para uma NFC-e, o SIGER questionará sobre a emissão.
- Não cria botões para séries de NF-e caso a seleção de pedidos só possua serviços;
- Não cria botões para séries de NFS-e caso a seleção de pedidos só possua produtos p/venda;
- Cada um dos botões possui um atalho de tecla F? que pode ser consultado no hint do botão, ou no help do SIGER®;
- A janela será exibida em tamanho reduzido caso se enquadre nas seguintes condições:
- Modo de aceitação da janela deve estar com a opção “2-Emissão por botões”;
- Deve haver três botões ou menos;
- Se não aceita os campos de: Data de saída e condutor.
- Se houver somente séries para NFC-e, o campo de emissão prévia será desabilitado.
Considerações finais
Com esta etapa do projeto concluída, abre-se a possibilidade de criação de novas configurações para a janela de emissão de notas, tornando o sistema cada vez mais ágil e alinhado com o a necessidade da empresa.
Agradecemos a toda equipe envolvida nessa etapa do projeto, que foi uma tarefa complexa que desde o início buscou apresentar a melhor experiência possível para os usuários do SIGER®. Todo empenho e dedicação dos envolvidos foram essenciais para criar uma solução inovadora que otimiza a emissão de notas.