Automatização de cadastros de combinações

Uma das demandas recorrentes na área de produção é maior agilidade/facilidade no cadastro de formulações/combinações. Visando facilitar esses cadastros, foi disponibilizada a rotina de criação de combinações a partir da junção de uma formulação base com a formulação padrão definida no tipo de combinação.

Pré-requisito para o uso dessa rotina:

  • Grupo de produtos configurado para produtos formulados.
  • Utilização de combinações através da tabela de tipo de combinações.
  • Configurar o ERP SIGER® para permitir a informação de formulação padrão no tipo de combinação.
Automatização de cadastros de combinações

Na tabela por empresa de grupo de produtos é possível predefinir as combinações que serão disponibilizadas para a criação automática. Essa seleção fica localizada na janela de padrões para produção, botão “Combinações”.

Automatização de cadastros de combinações

Na manutenção de formulação foi criado um novo campo no centro de custo para definir se ele deve ser posicionado antes ou depois dos centros de custo da formulação padrão do tipo de combinação na junção. Isso permite colocar na formulação padrão do tipo de combinação, somente os centros de custo que realmente são específicos para combinação, enquanto na formulação base ficam os centros de custo padrões do processo produtivo do produto.

Automatização de cadastros de combinações

Foram disponibilizados dois pontos de acesso a nova rotina, um novo menu (1.7-U) e um botão na manutenção consolidada de formulações (1.7-M > “Comb.p/Tipo”). A utilização é bem simples, na primeira janela é solicitado o código da formulação para qual serão criadas as combinações e ao avançar são exibidas as combinações disponíveis para esse produto. Na janela de seleção das combinações a serem criadas, foi criada uma coluna para registrar possíveis inconsistências que impeçam a criação da combinação, como por exemplo, combinações já existem ou ainda combinação sem uma formulação padrão definida na tabela de tipos de combinação.

Por:
Bruno José Ramme
Desenvolvedor