Perdi todas as informações da minha empresa. E agora?

A destruição física do servidor de dados da sua empresa não é a única forma de perder informações. Nos últimos dias, temos acompanhado casos de invasão e roubo de informações em alguns de nossos clientes. Ao tentar acessar as informações da empresa, seja do ERP SIGER®, dos e-mails, arquivos ou pastas, os mesmos são surpreendidos com uma situação nada agradável: o servidor da empresa foi invadido por um hacker e as informações roubadas.

Para proteger as informações da sua empresa, além de investir em ferramentas e em profissionais para proteger dados e sistemas, a prática do backup é fundamental para garantir e recuperar as informações vitais para o dia a dia da empresa, quando necessário.

Confira 5 práticas recomendadas para a realização de backups e proteger a sua empresa:

1) Defina a estratégia de backup/restauração e faça testes

Com uma estratégia bem definida a recuperação dos dados será rápida e eficaz.

2) Defina os responsáveis e capacite os mesmos

De acordo com o nível de segurança necessário para as informações, defina os responsáveis pela realização e restauração do backup, atribua acesso às informações e capacite os mesmos para realização dos processos.

3) Faça backup de todos os dados importantes para a empresa, do ERP SIGER®, arquivos, e-mails e demais sistemas.

A periodicidade da cópia de segurança deve ser diária podendo planejar quantas cópias serão mantidas conforme a demanda, podendo manter sete versões (uma para cada dia da semana) caso seja necessário utilizar uma cópia anterior.

4) Faça cópias em diferentes mídias

Mantenha cópias das informações em diferentes mídias e locais. Guarde pelo menos uma cópia em ambiente seguro. As mídias podem ser pendrives, HDs externos, servidores em outros locais ou na nuvem, DVDs, etc.

5) Execute testes de restaurações

Periodicamente faça tentativas de restauração para verificar se os arquivos foram copiados da forma correta e descobrir possíveis problemas de hardware.

DICA: no ERP SIGER®, existe um recurso que auxilia você na realização do backup, basta acessar o menu 94A – BACKUP DA BASE DE DADOS.

Se sua empresa ainda não se preocupa com a realização de backups não espere perder os dados, converse com o Setor de TI da sua empresa e defina a melhor estratégia para proteger suas informações.