2017/17 – CUIDADO! Possível ataque de vírus pela internet!

A Kaspersky está alertando para um novo ransomware causando um número crescente de infecções na Rússia. Chamado de Bad Rabbit pela sua própria página pedindo o pagamento do resgate, o novo ataque parece ainda bastante localizado no país, afetando principalmente empresas de mídia e agências de notícias, como a Interfax e a Fontanka.ru.

O ransomware pede 0,05 bitcoin como resgate, algo em torno de US$ 280 na cotação atual. A Kaspersky está comparando o Bad Rabbit com o WannaCry e o Petya, chamando ele de “próxima grande epidemia”, mas o ransomware da vez não está usando um exploit ou uma vulnerabilidade para infectar as máquinas. Ele usa o conhecido truque do instalador falso, que faz o usuário infectar a si mesmo. Esse tipo de malware geralmente se esconde na forma de instaladores do Adobe Flash de fontes não confiáveis.

A Kaspersky afirma que ainda está investigando o ocorrido, então as informações são escassas. Aparentemente outros países também foram afetados em bem menor escala. O site cita Ucrânia, Turquia e Alemanha. A empresa não sabe afirmar se pagar o resgate está devolvendo os arquivos, mas como geralmente acontece nesses casos, é difícil acreditar que o pagamento vai resolver.

Fonte: BBC

Confira 5 práticas recomendadas para a realização de backups e para proteger os dados da empresa

1) Defina a estratégia de backup/restauração

Com uma estratégia bem definida a recuperação dos dados será rápida e eficaz.

2) Defina os responsáveis e capacite os mesmos

De acordo com o nível de segurança necessário para as informações, defina os responsáveis pela realização e restauração do backup, atribua acesso às informações e capacite os mesmos para realização dos processos.

3) Faça backup de todos os dados importantes para a empresa, do ERP SIGER®, arquivos, e-mails e demais sistemas

A periodicidade do backup pode ser planejada conforme a demanda de atualização das informações, podendo ser diários, semanais, mensais, etc.

4) Faça cópias em diferentes mídias

Mantenha cópias das informações em diferentes mídias e locais. Guarde pelo menos uma cópia em ambiente seguro. As mídias podem ser pendrives, HDs externos, servidores em outros locais ou na nuvem, DVDs, etc.

5) Execute testes de restaurações

Periodicamente faça tentativas de restauração para verificar se os arquivos foram copiados da forma correta e descobrir possíveis problemas de hardware.

DICA: no ERP SIGER®, existe um recurso que auxilia você na realização do backup, basta acessar o menu 94A – BACKUP DA BASE DE DADOS.

Se sua empresa ainda não se preocupa com a realização de backups não espere perder os dados, converse com o Setor de TI da sua empresa e defina a melhor estratégia para proteger suas informações.