10 dicas para um excelente atendimento ao cliente

É comum, as empresas gastarem muito tempo e dinheiro em publicidade para atrair novos clientes. Embora isso seja importante para o crescimento do negócio, percebe-se que o valor potencial dos clientes recorrentes é frequentemente esquecido. Os clientes fiéis são essenciais para o sucesso de qualquer negócio e é através de um excelente atendimento ao cliente que eles permanecerão cada vez mais fiéis.

Aqui estão minhas principais dicas para ajudá-lo a oferecer um excelente atendimento ao cliente para o tipo de serviço que eles realmente merecem.

1. Antecipe as necessidades dos clientes

Use o conhecimento sobre o cliente e os produtos que ele comprou no passado para prever as necessidades futuras. Essas necessidades podem ser incomuns ou recorrentes; de qualquer forma, conhecer seus clientes mostra que eles não foram esquecidos e que você está em busca de um relacionamento duradouro.

2. Cumprimente os clientes com um sorriso

Se você dirige uma empresa de manutenção de máquinas, isso pode ser feito com uma saudação calorosa e amigável assim que eles entrarem em suas instalações. Mesmo se você estiver atendendo clientes pelo telefone, acredita-se que um sorriso caloroso pode ser sentido.

3. Reserve um tempo para o cliente

Em um ambiente agitado, pode ser frustrante para um funcionário se um cliente quiser parar e conversar quando há muito trabalho a ser feito. No entanto, o cliente será capaz identificar se a atenção do funcionário está na conversa, portanto, sempre atenda com foco e prioridade ao cliente.

4. Faça os clientes se sentirem importantes

Isso pode ser alcançado por meio de pequenos detalhes, como tratá-los pelo nome ou fazer com que se sintam genuinamente bem-vindos quando fizerem negócios com você. Se os clientes se sentem valorizados e apreciados por uma empresa, é mais provável que voltem e façam mais compras.

5. Peça desculpas quando as coisas derem errado

Nenhum negócio é perfeito o tempo todo e erros podem ser cometidos. Frequentemente, é a maneira como a empresa lida com esse erro, e não o próprio erro, que determinará se o cliente retornará. Assim que perceber que houve um erro, a empresa deve admitir o erro, desculpar-se sinceramente e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para corrigi-lo.

6. Entregue aos clientes mais do que eles esperam

É mais provável que os clientes sintam lealdade para com uma empresa que superou suas expectativas, tanto em termos de atendimento ao cliente quanto nos produtos que adquiriram. Todo mundo gosta de ser surpreendido de vez em quando!

7. Peça feedback periodicamente

Uma empresa pode pensar que está tendo um bom desempenho em termos de atendimento ao cliente, mas nunca pode ter certeza até perguntar a seus clientes o que eles acham. Depois que essas informações forem coletadas, deve-se agir para corrigir problemas específicos e melhorar as áreas identificadas como tendo pontos fracos. Reserve um tempo para agradecer aos clientes pela ajuda e recompensá-los de acordo.

8. Trate bem os funcionários

Na maioria dos casos, são os funcionários de uma empresa que têm mais contato com os clientes. Quanto melhor forem tratados, mais felizes ficarão no trabalho e isso ficará evidente na forma como lidam com os clientes. A atmosfera criada por um bom ambiente de trabalho também será mais agradável para os clientes.

9. Seja verdadeiro sobre os produtos que estão sendo vendidos

Se um cliente pedir conselhos sobre um produto, o conselho dado deve ser honesto. Se um cliente for induzido a fazer uma compra, ele não apreciará quando descobrir que o produto não funciona conforme o esperado e provavelmente não retornará.

10. Dobre as regras, se necessário

Se um cliente regular fizer uma solicitação especial que normalmente não faria parte da política de negócios, essa solicitação deve ser levada em consideração, em vez de o cliente receber um não. Os clientes apreciarão o fato de você ter capacitado seus funcionários com bom senso e capacidade de ver o “quadro geral”.

Quer evoluir a gestão da sua empresa? Conheça o ERP SIGER.

Fonte: customerservicemanager.com