2017/21 – Nova Biblioteca Java de Gráficos Estatísticos do ERP SIGER®

A Rech Informática implementou uma nova biblioteca Java para a exibição de Gráficos Estatísticos. O objetivo é a modernização da tecnologia e da aparência dos gráficos, além da compatibilização dos recursos já existente e a criação de novos.

Além disto, os gráficos poderão ser usados interativamente em quaisquer janelas do ERP SIGER®, podendo ser aplicados em qualquer programa permitindo criar muitas rotinas novas como dashboards configuráveis pelo usuário, aumentando os recursos que o usuário final poderá usar no sistema para visualizar as suas estatísticas e análises gerenciais.

Confira a nova aparência nos gráficos

 

Visualizador

Além das alterações realizadas no gráfico, a interface do visualizador também foi repensada para se tornar mais moderna e de prática utilização, mantendo as mesmas funcionalidades do gráfico antigo.

 

Opções de visualização

Permite salvar, imprimir e enviar e-mail do gráfico, além de mudar a forma de exibição do mesmo.

 

Seleção de séries e domínios

A seleção de séries e domínios visíveis passa a ser feita a partir de sliders, permitindo uma visualização melhor de quais e quantos registros estão sendo visualizados em relação ao total.

 

Opções de visualização dos dados

Aqui são configuradas opções para modificar os dados que estão sendo visualizados: Exibir série “Outros”; Exibir valores como percentual; Escolher quais séries serão exibidas de forma intercalada; Escolher séries para inverter (Negativar) o valor.

 

Seleção de atributos

Nos gráficos do ERP SIGER® é possível indicar diversos atributos para visualização, como por exemplo, no gráfico abaixo é possível escolher entre a visualização de Descontos, Vencimentos ou Líquido. Esses atributos passam a ser visualizados em um painel lateral, onde já é exibido um preview dos dados.

 

Melhorias na geração de gráficos de data

Agora basta o programa informar que o gráfico é de data e (opcionalmente), um período inicial e final que todo o trabalho para preenchimento das datas zeradas será feito pela camada de geração do gráfico. Os dados podem até ser informados fora de ordem!

Temas ou esquemas de cores pré-definidos

Foi criada a possibilidade de escolher entre 7 diferentes esquemas de cores, que chamamos de temas. Dentre os temas, existem alguns com fundo branco/claro, que são os ideais para visualização no monitor, para enviar por email ou adicionar a um relatório, e temas de fundo escuro, que são otimizados para ser exibidos em monitores ou TVs.

 

Exibição de gráficos sobrepostos

Agora é possível exibir dois gráficos simultaneamente!

É muito útil para indicadores de desempenho. Na imagem abaixo, ao mesmo tempo em que exibe o valor vendido por cada representante, podemos ver uma linha com a meta de venda a ser atingida.

Simplificada geração de gráficos de data

Agora é possível dizer ao gráfico que seu eixo horizontal (domínios) vai ser de data, e o componente de gráfico vai fazer o trabalho duro de preencher os valores zerados. É possível ainda customizar a forma como será preenchido, permitindo definir uma data inicial e final.

Agrupamentos em gráficos de data

Com a automação dos gráficos de data citado acima, foi possível criar o recurso de agrupamento de datas dos gráficos. Isso significa que um gráfico que normalmente é visto por dia, pode agora ser visto por mês, bimestre, trimestre, ou ano!

 

Geração de gráficos de mapas de calor

Utilizando recursos disponíveis hoje no BI Rech, foi criada a possibilidade da geração de gráficos de mapa de calor, também conhecidos como Raster Maps.

Os gráficos estão preparados para a geração do mapa do Brasil (agrupado por estados) ou do mapa do Rio Grande do Sul (agrupado por municípios).

 

Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto é uma forma de visualizar dados para identificar o quando cada entrada (ou série no caso do gráfico) representa para o total. É desse diagrama que surge a Regra de Pareto, também conhecida como Regra 80 / 20.

No exemplo abaixo é demonstrado como configurar o gráfico para visualizar o Diagrama de Pareto. No gráfico, é demonstrado o valor total de vendas de cada representante, e a linha sobreposta do Diagrama de Pareto representa o percentual acumulado das vendas das séries.

 

Geração de linha de tendência

Foi criada a possibilidade de configurar uma linha de tendência para os gráficos. Linhas de tendência são uma forma de simplificar os dados que estão sendo visualizados, criando uma fórmula de regressão que represente da melhor forma possível os dados originais.

Outra vantagem de linhas de tendência é que, como são fórmulas matemáticas, elas permitem avançar para o futuro, fazendo previsões dos dados.

Os tipos de linhas de tendência suportados pelos gráficos são: Linear, Logarítmica, Exponencial, Potência, Polinomial e Média Móvel.

No exemplo abaixo o gráfico foi configurado para gerar uma linha de tendência polinomal (linha em vermelho) de ordem 2, fazendo a previsão de 8 meses para o futuro.