2017/13 – Integração de impostos na Contabilidade

A partir da versão 17.10f do ERP SIGER® Edição Java, o Módulo de Contabilidade passa a contar com a função de Integração de Impostos. Agora ao fazer a apuração dos impostos federais o usuário poderá fazer os lançamentos na Contabilidade do valor líquido ou bruto apurado dos impostos federais.

Para fazer a integração são necessárias as seguintes configurações:

a) Nos Livros Fiscais, menu 2.9, opção “B-Config.Integ.Apur.Impostos” configurar a integração dos códigos de DARF dos impostos desejados.

Observações:

Os dados de integração são definidos por código de arrecadação de DARF:
– Conta e histórico débito para a apuração do imposto, pagamento, multa e juros;
– Conta e histórico crédito para a apuração do imposto, pagamento, multa e juros;
– No caso do IRPJ pode ser configurado ainda as contas devedora e credora, histórico para integrar separado o IRPJ adicional do valor bruto do imposto apurado.

b) Nos Livros Fiscais, menu 2.9, opção “D-Config.Integ.Deduções Imp.”, é possível configurar as contas e históricos para os lançamentos das deduções do valor bruto do imposto. Este item é obrigatório configurar para quem optou por integrar o valor bruto do imposto, definido no item anterior.

Após a configuração dos impostos, na próxima apuração se houver valor de imposto:

a) Se o imposto for inferior a 10,00 (valor mínimo de DARF), não será gerado imposto a pagar, porém o imposto será integrado na Contabilidade;

b) Se o imposto for igual ou superior a 10,00, gera DARF a pagar e integra na Contabilidade o valor do imposto. Caso no período anterior foi contabilizado valor inferior a 10,00 esse valor não é contabilizado novamente, diferente do DARF que acumula o valor até completar o valor mínimo para recolhimento.

Abaixo janela da guia do DARF da apuração de IRPJ como exemplo:

Neste exemplo há dedução do imposto, caso não tenha sido definidos os dados de dedução, a janela abaixo será exibida:

Após a apuração, é exibido o lote criado na Contabilidade conforme abaixo: